XVII Congress of the Brazilian Studies Association

Individual Submission Summary
Share...

Direct link:

Assassinatos de políticos no sudeste brasileiro (1988-2022): uma análise interseccional

Wed, April 3, 2:00 to 3:45pm, Aztec Student Union, Union 3 – Legacy Suite

Abstract

O presente trabalho tem o objetivo de apresentar os casos de assassinatos de políticos no sudeste brasileiro (1988-2022), do ponto de vista interseccional, dando especial atenção ao caso dos assassinatos de mulheres políticas.

No Brasil, existe uma grave desigualdade de gênero na representação política, a despeito das mulheres serem maioria no país, elas ocupam poucos cargos na política nacional, seja municipal, estadual ou federal, o que configura um paradoxo. Em um levantamento feito pelo autor sobre os assassinatos de políticos no Rio de Janeiro, foram localizados 94 casos desde 1988, tendo as mulheres figurado como minoria no fenômeno, com apenas 6 casos. Entretanto, elas são subrepresentadas nos espaços de representação, com muitos municípios fluminenses sem ao menos elegerem uma única vereadora ou prefeita em toda a sua história. Isso indica a necessidade de uma interpretação interseccional para o entendimento da letalidade da violência política a um grupo subrepresentado na região. Em que pese a literatura especializada no tema estar ganhando corpo nos últimos anos, investigações aprofundadas ainda estão em desenvolvimento.

Levando este em quadro em consideração, o presente trabalho pretende apresentar os números dos outros estados da região sudeste, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo, para verificar se o quadro de violência política é o mesmo e para testar a hipótese se Rio de Janeiro se coloca como um caso sui generis na região.

Nesse sentido, essa proposta visa suprir a lacuna empírica de investigação no tema da relação entre violência, representação política e perpetuação de desigualdades.

Author