Search
Browse By Day
Browse By Person
Search Tips
Personal Schedule
Change Preferences / Time Zone
Session Submission Type: Complete Panel
No contexto da pandemia de Covid-19, a aproximação das festividades de encerramento do ano tradicionalmente favorece a realização de encontros familiares e sociais, aumentando o risco de exposição ao vírus SARS-CoV-2, causador da COVID-19. No Brasil, na transição de 2020 para 2021, essa situação foi mais desafiadora devido a diversos fatores. Destacam-se o desinteresse governamental na aquisição de vacinas, a flexibilização de restrições em cidades com a reabertura de estabelecimentos e espaços públicos, as altas taxas de transmissão viral e o aumento nos casos de COVID-19, impactando a ocupação de leitos hospitalares, especialmente os de UTI, com algumas regiões apresentando ocupação acima de 80%. Como resultado, um balanço feito pelo consórcio de veículos de imprensa considera 2021 como o ano mais crítico e letal para a COVID-19 no Brasil. No início de 2021, a situação se agravou com a escassez de oxigênio em hospitais do Amazonas, resultando em filas de carros funerários e câmaras frigoríficas para acomodar os corpos. A média diária de casos de COVID-19 no Brasil ultrapassou 60 mil em março, permanecendo alta até junho, quando superou 77 mil diagnósticos diários. Apesar do contexto pandêmico caótico, o presidente Bolsonaro utilizou suas lives semanais para contrapor seus opositores que defendiam medidas como vacinação, lockdown e distanciamento social, recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Neste cenário, o presente painel se dedica a examinar as transmissões ao vivo realizadas semanalmente por Jair Bolsonaro durante o primeiro trimestre de 2021. O objetivo principal consiste em compreender os processos envolvidos na construção de suas mensagens e na avaliação de sua importância no âmbito do discurso político, ocorrendo concomitantemente com a crise sanitária. Desse modo, busca-se a apreensão das maneiras pelas quais as circunstâncias socioculturais e históricas atuam como influências formadoras de suas declarações e da subsequente interpretação das mesmas pelas pessoas.
Hybrid session. Link: https://SDSU.zoom.us/j/84770267514
A Comunicação Política de Jair Bolsonaro: O Papel do YouTube e das 'Lives da Semana' no primeiro trimestre de 2021 - Claudia Pires de Castro, Universität Wien
A Influência das Redes Sociais na Política: Análise das Estratégias de Jair Bolsonaro nas 'Lives da Semana' do Primeiro Trimestre de 2021 - Igor José Siquieri Savenhago, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Negacionismo e Autoritarismo em Sintonia nas Lives de Bolsonaro no Primeiro Trimestre de 2021 - Francisca Helena Gonçalves Vetorazo, FE-Unicamp