Search Tips
Virtual Exhibit Hall
Session Submission Type: Panel
A proposição deste painel consiste em fortalecer o debate em torno de uma “nova cartografia social”, enquanto orientadora de práticas de pesquisa, distinguindo-se do sentido corrente de uma descrição de cartas ou de um traçado de mapas e seus pontos cardeais com vistas à defesa ou à apropriação de um território. Ao contrário de qualquer significação única, dicionarizada e fechada, a ideia de “nova” visa propiciar uma pluralidade de entradas a uma descrição aberta, conectável em todas as suas dimensões, e voltada para múltiplas “experimentações” fundadas, sobretudo, num conhecimento mais detido de realidades localizadas. A verificação in loco de situações de conflito empiricamente observáveis remete a relações de pesquisa entre os investigadores e os agentes sociais estudados, referidas lato senso às denominadas comunidades tradicionais. Esta descrição de pretensão plural compreende práticas de trabalho de campo e relações em planos sociais diversos, que envolvem múltiplos agentes, os quais contribuiriam à descrição com suas narrativas míticas, suas sequências cerimoniais, suas modalidades próprias de uso dos recursos naturais e seus atos e modos intrínsecos de percepção de categorias (tempo, espaço, lugar) e objetos. Semelhante construção descritiva, que nada tem de uma interpretação dos atos como texto, ocorre na “confrontação contínua das experiências e das reflexões dos participantes”, desfazendo a ilusão empirista das “autoevidencias” de campo e a ilusão culturalista que enfatiza a “textualização”. Esta é a proposta de debate.
A Nova Cartografia Social e práticas etnográficas - Alfredo Wagner B Almeida, Universidade do Estado do Amazonas
Diálogos de saberes no processo de construção de Novas Cartografias Sociais - Franklin P Carvalho, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Explaining Land Titling Divergence: Rural Settlements in the Brazilian Amazon under Temer - Gabriel L Suchodolski, University of California, Los Angeles (UCLA)